I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde

TEMA DA MANHÃ: PICS

08:00h – Credenciamento

08:40h – Abertura Oficial com as autoridades
Diogo Curi – Prefeito Municipal/ Maria Bernadete Bortone de Souza – Secretária Municipal de Saúde

09:20h – Palestra “Panorama Nacional da Implementação as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Sistema Único de Saúde – Perspectivas e Desafios”

Palestrante – Dra. Christiane Santos Matos (Coordenadora Nacional das PICS/Ministério da Saúde)

10:20h – Intervalo

10:30h – Palestra  “Implantação e Organização das Práticas Integrativas em Uberlândia – MG”

Palestrante Me. Wilma da Silva Nunes. (Enfermeira, referência técnica em PICS da Rede, Coordenadora do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Uberlândia/MG)

11:00h – Palestra “Ervas e Fitoterapia”

Palestrante Dra. Maria das Graças Lins Brandão (Professora aposentada da Faculdade de Farmácia e Ceplamt, ambos da UFMG. Presidente do Instituto Cayapiá de defesa das plantas nativas usadas pelos brasileiros, sediado em Tiradentes)

12:00h – Intervalo do almoço

TEMA DA TARDE: TERMALISMO SOCIAL E CRENOTERAPIA

14:00h – Palestra “Termalismo Social em Caldas: o exemplo que deu certo em Pocinhos do Rio Verde/MG”

Palestrante Dra. Jussara Marrichi (Coordenadora do Termalismo Social no Balneário Pocinhos do Rio Verde/MG), Dr. Christiano Fonseca Reis e Dra. Luana Carvalho.

14:40h – Palestra “Futuro do Termalismo Social no Brasil” Palestrante Prof. Dr. Fernando Hellmann (Naturólogo, mestre e doutor em Saúde Coletiva. Pesquisador e Consultor em Termalismo Social. Professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Secretário da Federação Mundial de Naturopatia. Atualmente professor visitante na Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal, Canadá.)

15:20h – Coffee Break

15:40h – Palestra “O Termalismo Social em Portugal”

Palestrante Dra. Tatiana Heidorn (Vereadora em Águas de São Pedro e Doutoranda em Turismo e Termalismo)

16:20h – Palestra “Atualidades e Desafios do Termalismo Social em Águas de São Pedro/ SP” Palestrante Dra. Rosana Soares Borborema

17:00h – Considerações Finais Encerramento

24/09 | Sábado

08:00h – Palestra “Termalismo no Turismo de Saúde em Águas de Lindoia/SP”

Palestrante Dagnaldo de Araújo Silva (Águas de Lindóia/SP)

08:40h – Palestra “PICS Uma Cultura de Paz”

Palestrante Terapeuta Joseanne Roque (Terapeuta Floral e Embaixadora da Paz)

09:20h – “Passeio Guiado no Parque das Águas – Um passeio Histórico e vivência das PICS” Visita guiada com o Guia Turístico Caio Penha

10:30h – “Apreciação e banho de Gêiser – único existente no Brasil”

“Um fenômeno raro da natureza, uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando um uma coluna de água mineral sulfurosa quente para o ar”

11:00h – “Apresentação do Balneário Hidroterápico”

12:00H – Encerramento

OBS: Para acesso ao Parque das Águas, necessário aquisição de ingresso.