Menu fechado

RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO DE CAXAMBU

O QUE É O RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO

A Prefeitura de Caxambu vai realizar brevemente o processo de atualização do cadastro dos imóveis do município. O espaço urbano é dinâmico e muda constantemente e por isso é imprescindível ter informações atualizadas sobre a ocupação do nosso território. 

O principal objetivo é apurar a real situação de terrenos e construções, mapear e conhecer de forma mais precisa toda a infraestrutura imobiliária do nosso município. Uma ferramenta muito importante para controle urbano e de planejamento de ações estratégicas e na captação de investimentos no município.

COMO SERÁ FEITO O RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO

O cadastro imobiliário da Prefeitura de Caxambu não passava por atualização desde 2007 quando foi realizado o último recadastramento através de coleta de dados em campo.

Foi contratada a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá em parceria com a FUPAI – Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria para execução do projeto de Recadastramento Imobiliário Multifinalitário Georreferenciado com desenvolvimento de uma nova tecnologia para execução do processo a partir de imagens capturadas por drone (VANT -Veículo Aéreo Não Tripulado). 

QUANDO COMEÇA O SOBREVOO DO DRONE QUE VAI COLETAR AS IMAGENS DOS TERRENOS E DAS CONSTRUÇÕES NO MUNICÍPIO:

O sobrevoo do drone será realizado no período de 09 e 10 de Maio de 2022.

Aproximadamente 8 Km2 (oito quilômetros quadrados) delimitados na área urbana serão mapeados, buscando essa atualização do cadastro imobiliário. Esse trabalho será realizado em todos os bairros do município.

O QUE O DRONE VAI REGISTRAR:

O drone vai registrar todos os lotes e as construções existentes nos imóveis do município por meio de imagens aéreas que serão comparadas com o arquivo existente no Cadastro Imobiliário da Prefeitura.

O QUE VAI ACONTECER COM AS CONSTRUÇÕES NÃO CADASTRADAS, IRREGULARES, OU COM DIVERGÊNCIAS CONSTATADAS NESSE IMAGEAMENTO: 

Constatada a divergência entre o cadastro municipal e o imageamento capturado pelo drone o setor competente vai analisar caso a caso, apontando a necessidade de regularizar o imóvel ou não.

Todos os imóveis serão visitados por uma equipe treinada que será responsável pela coleta de dados em campo de informações complementares e registro fotográfico da fachada de cada imóvel que serão utilizados na análise e resolução de inconsistências.

CONTAMOS COM A COMPREENSÃO E COLABORAÇÃO DE TODO CIDADÃO PARA O SUCESSO DO PROJETO PROPOSTO.

Skip to content