Menu fechado

PROJETO DIREITO AMBIENTAL NA ESCOLA: FUTURO SUSTENTÁVEL FOI UM DOS TEMAS ABORDADOS

Neste mês de setembro as palestras do projeto Direito Ambiental na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, abordaram o tema: “Sustentabilidade: conceitos e práticas”.

As apresentações foram baseadas nos fundamentos e ensinamentos da ecologia profunda, permacultura e pensamento sistêmico.

A palestrante voluntária foi Ana Carolina Dias Diório, nascida em Caxambu, arquiteta, educadora e ativista sócio-ambiental que apresentou o tema de forma dinâmica e participativa, inspirada na metodologia freireana Círculo de Culturas, onde o conhecimento vai sendo trocado e construído ativa e coletivamente, sensibilizando e incentivando a fala e expressão das crianças a partir de suas realidades e fugindo do padrão convencional de educação nas salas de aulas

As oficinas nas escolas Pinguinho de Gente, Padre Correia, John Kennedy e Chapeuzinho Vermelho foram realizadas fora das salas, ocupando outros ambientes.

-“ Eu fiquei muito satisfeita com o resultado das oficinas deste mês! Sinto que eles gostaram da metodologia diferente, de sentar em círculo, construir o conhecimento coletivamente e trabalhar com imagens de sensibilização e ilustração” – disse Ana Carolina.

A arquiteta lançou recentemente o livro “Educação Ambiental: educação para um futuro sustentável’ que embasou a realização das oficinas. O livro didático visa conduzir os leitores e estudantes a uma mudança de paradigmas através de práticas e ações simples e cotidianas que geram impacto positivo na preservação da vida no planeta para as gerações atuais e futuras, rumo a um futuro sustentável (para além dos discursos do desenvolvimento).

-“Senti que consegui plantar a sementinha de uma sustentabilidade ativa nos corações de várias crianças, vi vários olhos brilhando quando algumas ideias se conectaram e faziam sentido. Apesar do contexto atual de crises, acredito que novos mundos e novas relações são possíveis, a mudança começa com cada um de nós” – completou a arquiteta e escritora.

Skip to content