Menu fechado

VIVÊNCIA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Foi realizada na Unidade Básica de Saúde no bairro Santa Tereza uma vivência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mais conhecidas como PICS.

O projeto, promovido entre os dias 31 de maio e 1 de junho, em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde, visa implementar as PICS no SUS em Caxambu. As ações consistem inicialmente em oferecer vivências aos servidores da saúde, com foco na saúde e qualidade de vida dos profissionais.

Na ocasião estavam presentes os membros da equipe responsável pela implementação das PICS no município: a enfermeira RT da UBS Jaiana Maciel de Oliveira, a Professora e Terapeuta de Práticas Integrativas e Complementares Luciana Silva, Giselen Maria Maciel Dias e os servidores da unidade.

Os participantes assistiram a uma breve explicação sobre Geoterapia, também conhecida como argiloterapia, e posteriormente puderam vivenciar e se beneficiarem do tratamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as PICS são recursos terapêuticos que fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar e contribuem com a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano, especialmente do autocuidado. O indivíduo é visto como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Utilizando de técnicas milenares, saberes populares, movimentos e das artes/música as PICS proporcionam sensação de bem-estar, relaxamento, alívio de stress, atuando na prevenção de doenças e complicações, na redução de sintomas físicos e mentais, e na recuperação e promoção da saúde.

Seguindo o modelo de humanização, contempla as áreas de homeopatia, plantas medicinais, medicina antroposófica, Termalismo/ Crenoterpia e medicina tradicional chinesa como a meditação, acupuntura, massoterapia e reiki nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Skip to content