Menu fechado

CAXAMBU RECEBE DOAÇÃO DE MICROCOMPUTADORES DA RECEITA FEDERAL

A entrega dos aparelhos aconteceu nesta terça-feira (17) na sede da Receita Federal em Varginha. Foram doados ao Município de Caxambu 50 microcomputadores derivados do processo de transformação dos chamados TV Box pirata apreendidos pela Receita Federal e ainda 50 mini teclados.

Quem representou a Prefeitura de Caxambu no recebimento do material foi o Coordenador de Patrimônio Claudionor Fernandes. Os equipamentos serão colocados à disposição de alunos da rede pública municipal de educação.

Os aparelhos de TV Box, produtos de pirataria, têm sua entrada e comercialização proibidas no país. Isso porque, por meio desses equipamentos, o consumidor acessa ilegalmente inúmeros canais de TV por assinatura do Brasil (TV a cabo), filmes e outros aplicativos pagos. São milhares de aparelhos apreendidos pela Receita Federal no país todo ano.

Até então, após o regular processo administrativo, eles passavam pelo processo de destruição completa. Pesquisadores e professores de universidades do Sul de Minas, no entanto, conseguiram transformar esse sério problema em um meio de inclusão digital de estudantes da rede pública de ensino. Assim, além de evitar o impacto que a destruição causava ao meio ambiente e os custos envolvidos, há um relevante benefício social.

A iniciativa vem ocorrendo em várias regiões do país, com o apoio de órgãos reguladores, como a ANCINE (Agência Nacional de Cinema) e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Com informações do Instituto Federal e Receita Federal  

Skip to content