APOIO AOS ARTESÃOS DE CAXAMBU
Administração - Sexta-feira, 09 de Julho de 2021

A Secretaria de Turismo e Cultura, via Centro de Apoio ao Turista (CAT) tem buscado várias parcerias e possibilidades para que mais artesãs e artesãos possam participar do coletivo Fonte das Artes, possibilitando uma outra fonte de renda já que o objetivo é o de apoiar, fortalecer e divulgar os trabalhos de cada artesão.
Dentre as várias iniciativas para consolidar as ações do CAT/Secretaria de Turismo e Cultura estão o incentivo à aquisição da Carteira Nacional do Artesão, que é um documento que garante o reconhecimento do trabalho artesanal e gera benefícios como participação em feiras e eventos de portes nacionais e internacionais, isenção do ICMS na comercialização de produtos, facilidade de acesso ao microcrédito entre outros. Para apoiar e auxiliar a etapa inicial dessa ação, o CAT/Fonte das Artes fez uma parceria com a Sala Mineira do Empreendedor.
A parceria do CAT com a Sala Mineira do Empreendedor, da Prefeitura Municipal também contempla a ação de adesão como Micro Empreendedor Individual (MEI), em que a Sala Mineira irá esclarecer, auxiliar, abrir, manter, oferecer soluções e desenvolver seu negócio, abrindo mais uma possibilidade de geração de renda de maneira ordenada para as artesãs e artesãos do Fonte das Artes.
A Secretaria de Turismo e Cultura, via Cat também orienta a participação dos componentes do coletivo Fonte das Artes no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que busca valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal. Com ações voltadas para geração de trabalho e renda, capacitação para o mercado e comercialização de seus produtos, além da preservação da cultura local.
Recentemente o PAB e o Mercado Livre fizeram uma parceria e lançaram a loja virtual do Programa do Artesanato Brasileiro no Mercado Livre e há o incentivo para que as artesãs e artesãos possam e tenham mais uma possibilidade de geração de renda, com inclusão digital e financeira, via adesão de cada artesão, conquistando assim uma visibilidade nacional.
Texto: Liana Bahia – Chefe da Central de Apoio ao Turista