CÂNCER BUCAL – SAIBA COMO PREVENIR
Administração - Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021

O assunto deste mês é o câncer bucal. Leia no texto abaixo as informações
********************************************
CÂNCER BUCAL
O câncer bucal pode acontecer em qualquer parte da boca, sendo mais frequente nos lábios, principalmente no lábio inferior. Esta patologia é de difícil diagnóstico precoce pois, nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais.
É de suma importância que se procure um Cirurgião-Dentista imediatamente, caso note alguns desses sintomas, que prevaleçam por mais de duas semanas, tais como: feridas, inchaços, nódulos, manchas na boca, áreas com lesões vermelhas ou brancas, nódulos na garganta, causando dificuldades para engolir, inchaço gengival, sensação de dor, dormência, rouquidão, entre outros.
A causa exata do câncer bucal não é clara, porém existem alguns fatores no estilo de vida que contribuem para o desenvolvimento desta doença, tais como: tabagismo (cigarro), alcoolismo, maior probalidade em pessoas acima de 40 anos, exposição excessiva ao sol e dietas pobres em bons alimentos, como legumes, verduras e frutas.
Para que o tratamento tenha resultado positivo é de fundamental importância a detecção precoce dos sintomas e sinais. O tipo de tratamento dependerá da localização da lesão e o estágio de disseminação, podendo incluir cirurgia para remoção, radioterapia e, em alguns casos, a quimioterapia.
Além disso, destaca-se também os cuidados com o uso de dentaduras mal adaptadas, a necessidade da realização de visitas regulares ao dentista e o início rápido do tratamento das lesões inicias (pré-cancerígenas)Ao notar alguma dessas alterações o Cirurgião-Dentista encaminhará o paciente para um profissional especializado.
Dra. Thaísa MoretzsohnCRO MG 48.183ESF JUDITE MACIEL DIAS