Governo - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2023

Meio Ambiente

O evento teve o objetivo de formar os alunos dos 4º anos municipais em “conscientizadores” ambientais e foi realizado no dia 1 de dezembro.

A Secretária de Meio Ambiente, Helena Luisa, abordou em sua fala inicial importância do papel das crianças para o município e para o meio ambiente.

Seguindo a programação, Evander Gonçalves, Diretor de Áreas Verdes e Geógrafo, contou sobre o lançamento do Inventário Arbóreo da Praça 16 de Setembro, que acontecerá em 2024.

Logo após, Fernando Cotúlio falou a respeito do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, explicando sua função e sua representação em Caxambu.

Também participou Marcelo Ribeiro, Coordenador de Pareceres e apoio Administrativo da Procuradoria do Município, destacando o Direito Ambiental.

A Engenheira Ambiental e Diretora de Saneamento Ambiental Bruna Bozzola contou uma história sobre a importância de valorizar o lugar em que estamos vivendo.

Já o estagiário de Engenharia Ambiental Lucas Bueno falou da função da Secretaria de Meio Ambiente e do papel que as crianças têm no mundo, para o meio ambiente.

O evento foi finalizado com a participação da Polícia Militar Ambiental, representada pelo Sargento Marco Aurélio e Cabo Paulo César, que explicaram o papel da corporação e responderam as várias perguntas das crianças.

Durante o evento ficaram expostos desenhos infantis, animais empalhados e artigos apreendidos da Polícia Ambiental.

Os alunos receberam um kit com sementes de girassol para marcar a formação em conscientizadores ambientais, sendo incentivados a plantar e ver germinar a semente que cultivarão ao longo de um ano.

Em 2023 a Secretaria de Meio Ambiente promoveu 36 palestras nas Escolas Municipais, realizou os projetos Horta nas Escolas, Mel entre Flores, Adotando um Cantinho, Monitoramento Ambiental entre outros. As ações continuarão em 2024.