Governo - Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023

LANÇADO LIVRO QUE CONTA A TRAJETÓRIA DA CORPORAÇÃO MUSICAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Turismo e Cultura

A Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu e a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus promoveram neste domingo (19) o lançamento do livro: “Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus - Um Século de Nostalgia”. O evento foi realizado na Praça 16 de Setembro e contou com participação de populares, representantes do Executivo e Legislativo, ex-membros da Corporação, entre outros.
Destaque para a presença do Sr. Mário Rosental, que aos 98 anos de idade, fez questão de prestigiar o evento. Durante décadas ele fez parte da Corporação Musical, assim como muitos de seus familiares e de seus irmãos, o saudoso ex-prefeito Isaac Rosental e José Rosental (também falecido), que também foram músicos na CMSCJ.
Além do lançamento do livro, todos acompanharam uma belíssima apresentação da Corporação Musical que trouxe músicas populares do repertório nacional, bem como de origem estrangeira de conhecimento popular demonstrando o potencial artístico e cultural dos integrantes e alegrando a manhã de domingo.
A obra, de autoria do músico e advogado Gilson Faria Muniz, conta a trajetória da tradicional banda de Caxambu desde sua criação até os dias atuais. A narrativa transporta o leitor para uma viagem no tempo, onde será possível conhecer não apenas a honrosa contribuição da instituição para o Patrimônio Cultural da cidade, mas, sobretudo, a oportunidade de descobrir a nostalgia que a conduziu pela memória dos caxambuenses.
Paralelamente ao lançamento do livro, foi inaugurado novo projeto de autoria do trompetista Paulo César Rozental Fernandes (neto do Sr. Isaac), que se resume na criação da Biblioteca Musical Isaac, José e Mário Rozental, que pretende reunir métodos musicais, livros e artigos relacionados para estudos e consultas dos músicos.
Atualmente a Corporação Sagrado Coração de Jesus atua com 30 músicos, sob a Presidência do baixista Paulo Roberto da Silva Carneiro, regência do clarinetista Gilson Faria Muniz e do Professor e maestro Jeferson da Silva Abreu que prepara 17 alunos para em breve compor o plantel.
A escola de música é mantida com recursos originários do Executivo Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A Secretaria de Turismo e Cultura apoiou o lançamento com o fornecimento de toda estrutura e logística, bem como a apresentação oficial por intermédio da Diretora de Cultura Ângela Arantes objetivando garantir o brilhantismo da ocasião.