.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

Governo - Segunda-feira, 05 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

TURMA DO CURSO DE TURISMO DA UFMG VISITA CAXAMBU

Turismo e Cultura


Alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais estiveram em Caxambu entre os dias 30 de maio e 2 de junho em uma visita técnica para conhecer in loco um pouco mais sobre termalismo, história da cidade e região. 
Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo ofertada no curso de turismo daquela universidade. -“Um dos temas dentro da disciplina alternativa de saúde e bem-estar é o termalismo, por isso resolvemos fazer esta visita técnica em Caxambu para que os alunos tivessem vivência prática sobre o assunto” – explicou a professora Danielle Fernandes Costa Machado, bacharel em turismo com mestrado e doutorado em Administração que acompanhou o grupo. 
Na oportunidade, todos puderam conhecer o Parque das Águas, usufruir dos banhos no Balneário Hidroterápico e conhecer detalhes sobre as diversas ações que a Prefeitura vem realizando por meio da Secretaria de Turismo e Cultura para aumentar o número de hospedagens e fortalecer Caxambu como destino de turístico de saúde e bem-estar. 
Foram realizadas palestras para os estudantes, com participação do Secretário Municipal de Turismo e Cultura Filipe Condé, que abordou entre outros temas, o registro da tradição da coleta de água no Parque das Águas como patrimônio imaterial no município, além de explanar também a respeito das ações para a melhoria e ampliação do turismo na cidade e região. 
-“Um momento importante para Caxambu, para o turismo, receber os alunos, falar de nosso potencial turístico e ainda apresentar o que estamos realizando para o crescimento deste setor da economia tão importante para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento” – afirmou Condé. 
Os alunos também ouviram o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxambu Amaro Gadbem, que é empresário do ramo hoteleiro na cidade, sobre as ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada para apoiar o desenvolvimento do turismo. 
Estiveram ainda conversando com aos alunos o presidente do Caxambu Convention Bureau Marcelo Figueiredo e o empresário Caio Clébicar que promove passeios turísticos na região.  
Em outro momento a turma da UFMG conheceu mais detalhes sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase em Termalismo Social e Crenoterapia que estão sendo desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, com a Diretora de Regulação em Saúde de Caxambu, Flaviana Fernandes.  A professora e terapeuta das PICS Luciana Silva, também acompanhou a turma durante a visita e fez abordagens sobre as terapias, seus benefícios e o correto uso das águas.  
Um momento diferenciado para os alunos no aprendizado sobre o turismo. -“Foi uma experiência muito importante. Conhecemos mais sobre a história do município, vimos a tradição da coleta de água por parte dos moradores, ouvimos sobre como foi o auge da cidade na época dos cassinos e a busca por tratamentos utilizando as águas minerais.  Aprendemos ainda como funciona o empresariado daqui, vimos a dedicação da Prefeitura com a produção de roteiros e opções com as práticas integrativas. Foi uma experiência muito boa” –disse a aluna Luísa Fonseca Lima. 
A Chefe da Central de Apoio ao Turista Ana Cristina Ribeiro elaborou um roteiro pedagógico voltado para a disciplina Termalismo, com reconhecimento do Parque, degustação das águas, visita ao balneário e seus banhos, visando também que outras turmas do curso da UFMG venham fazer visitas técnicas, além de estudantes do ensino médio e fundamental que serão recepcionados com roteiros direcionados aos cursos e disciplinas isoladas.
-“Fomos muito bem acolhidos pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura. Agradecemos pela programação montada com carinho e cuidado. O objetivo é que a disciplina seja ofertada nos próximos semestres e que seja possível criar um projeto de extensão na universidade.  Essa região é um polo de referência para o turismo e está sendo muito importante esta parceria” – concluiu a professora Danielle Fernandes Costa Machado.

295 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Prefeitura Municipal de Caxambu - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.