Administração - Quinta-feira, 02 de Março de 2023

PROJETO “ESCOLA ABERTA DO CORAÇÃO”

O projeto “Escola Aberta do Coração” foi lançado nesta quarta-feira (1) em um evento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o objetivo de promover ações que fortaleçam as relações familiares e comunitárias, além de ampliar a integração e a troca de experiências entre os participantes. A ação é parte dos trabalhos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e conta com total apoio e participação da Central de Inclusão Produtiva, serviços que fazem parte das atividades de desenvolvimento social da Prefeitura de Caxambu. Em recente reunião com o chefe da Central de Inclusão Produtiva Fábio Martins, a pedagoga Solange das Graças Felix expôs o projeto e o desejo de contribuir para que os membros do Grupo da Feliz Idade atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, pudessem experimentar momentos agradáveis e felizes durante os encontros agendados, com o desenvolvimento de atividades próprias à faixa etária dos participantes.  “Ao conhecer a Central de Inclusão Produtiva, me encantei com a possibilidade de realizarmos um trabalho em parceria e então iniciamos a elaboração e adaptação de projetos ligados à arte, saúde e educação, a partir da abertura do gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Patrick Gadben de Macedo Rocha, sob a coordenação do Chefe da Central de Inclusão Produtiva, Fabio José Martins. Tais ações abrangem as diferentes faixas etárias e busca realizações com vistas à educação para a paz que vai além do discurso e enfatiza a prática” – explicou a Pedagoga. Por meio das diversas atividades propostas, o Projeto Escola Aberta do Coração pretende valorizar o sentido de vida coletiva de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os participantes, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade. -“ A Secretaria de Desenvolvimento Social através da Central de Inclusão Produtiva cumpre a sua missão como instrumento de integração comunitária, oportunizando possibilidades para o investimento na felicidade dos seus usuários assistidos, neste caso específico dos membros compõe a Feliz Idade que merecem todo o reconhecimento” – afirma Fábio Martins. Os encontros acontecerão todas as quartas-feiras das 9h às 10:30h, na Central de Inclusão Produtiva que funciona no Centro de Convenções, local apropriado para a promoção dos processos envolvidos nas atividades, como valorização, escuta, produção coletiva, exercícios de escolhas e decisões individuais e coletivas, diálogo para a resolução de conflitos e divergências, aprendizado e ensino de forma igualitária, reconhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas e admiração da diferença.