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Administração - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

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PRESERVAÇÃO DA ÁGUA É TEMA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DIREITO AMBIENTAL NA ESCOLA

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA É TEMA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO DIREITO AMBIENTAL NA ESCOLA


O tema Água finalizou o projeto “Educação Ambiental nas Escolas. A arquiteta e a educadora Ana Carolina Dias Diório, voluntária na ação, abordou o assunto como recurso natural fundamental para a existência da vida e como patrimônio (e direito básico) de toda a humanidade. As escolas municipais envolvidas nesta última etapa foram Escola John Kennedy, Escola Pinguinho de Gente e Escola Chapeuzinho Vermelho. A apresentação foi por meio de exposição dialogada com uso de imagens e esquemas gráficos, junto da exibição do vídeo Água Viva – curta metragem que relata o tombamento do ato de coletar águas minerais das fontes do Parque das Águas como patrimônio imaterial do município, compondo a pontuação do ICMS Cultural da cidade. Dando continuidade a oficina anterior sobre Sustentabilidade, realizada no mês de Setembro, a educadora apresentou como a água aparece na composição do planeta Terra, nas diferentes paisagens – em diversos estados, nos corpos humanos e na composição de todos os seres vivos, destacando a relevância do recurso para a manutenção da vida. Seguindo nesta linha, Ana destacou que Caxambu-MG é a única cidade do Planeta Terra que possui 12 fontes de água mineral concentradas em um único lugar – o Parque – sendo este o maior tesouro de nossa cidade, nosso maior patrimônio. A abordagem incentivou a reflexão crítica das crianças sobre o recurso e o reconhecimento e valorização das águas minerais como patrimônio de nossa comunidade – que eu defini como nosso maior tesouro. Após a apresentação dos conteúdos e do vídeo, as crianças se reuniram em grupos para uma atividade lúdica: elaborar um cartaz apresentando as águas minerais de Caxambu a pessoas e comunidades que não conhecem e nunca ouviram falar sobre. –“Trabalhar com o lúdico e incentivar a criatividade das crianças é muito interessante e importante – é deixar fluir como a água! Tivemos cartazes bem legais apresentando nossas águas e nossa cidade. Deixei como tarefa para casa as crianças acompanharem seus familiares quando estes forem buscar água no parque, explorar fontes diferentes e contar para as famílias que o ato de coletar águas minerais agora é patrimônio da cidade, um direito garantido a toda a população!” – afirmou Ana carolina Diório. Ainda segundo a arquiteta e educadora, compartilhar saberes sobre a água, principalmente sobre águas minerais, é um grande prazer: – “Quando falo de educação ambiental muitas pessoas pensam que é apenas sobre plantas e natureza; essa visão é muito reducionista. Ambiente é tudo o que nos circunda. A educação ambiental que eu acredito envolve todos os seres vivos, as relações, as paisagens (naturais e artificiais, como as cidades, por exemplo), o patrimônio, a sociedade, a economia, as tecnologias, os recursos, os elementos naturais e artificiais e também as plantas. É um modo de ver e entender o mundo completo e complexo, que conectada todas essas esferas de nossas vidas (ao invés de separar e dividir). O pensamento complexo contribui para a formação de seres humanos mais conscientes das relações que sustentam a vida e tem muita força quando aplicado com crianças – nossas gerações futuras.” – concluiu

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