Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Setembro de 2022

CURSO DE SANIDADE E PRIMEIROS SOCORROS EM EQUINOS

Produtores e profissionais que trabalham com cavalos fizeram o curso de Sanidade e Primeiros Socorros em Equinos do SENAR. O curso foi realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, dentro da parceria entre Sindicato Rural, Senar MG e Prefeitura de Caxambu.   As aulas teóricas aconteceram na Central de Inclusão Produtiva e   os treinamentos práticos foram realizados no Haras do Tomás, localizado no Parque de Exposição de Caxambu. O curso foi ministrado pelo médico veterinário Rinaldo Nunes – Instrutor do SENAR e contou com 10 participantes que aprenderam e tiraram dúvidas sobre os principais cuidados que se deve ter com os equinos e como fazer o controle sanitário. Dentro da programação de 32 horas, foram apresentadas informações e as principais medidas preventivas, doenças mais acometidas, vacinação, controle de parasitas, como tratar feridas, trabalho do sistema digestório e como as lesões podem prejudicar e interferir na atividade diária do animal. Outra preocupação levantada nas aulas foi sobre como cuidar do umbigo dos potros, já que, se mal curado, pode ocasionar problemas na saúde do animal. Além da aplicação correta de medicamentos, análise da parte de dentição e higienização. “O curso é bem amplo, pois trata dos cuidados sanitários que englobam várias atividades. É um treinamento completo e importante para o criador e também para o produtor”- explicou  Rivaldo, que além de instrutor do SENAR é produtor rural e possui equinos em sua propriedade.   O treinamento envolveu pequenos produtores e filhos, veterinários e criadores. Veja o depoimento de alguns dos participantes: Crislaine Santos Freitas “Eu amei o curso. Sou uma amante do cavalo e eu prometi para mim mesma que só teria um cavalo quando pudesse cuidar muito bem dele, e fazendo esse curso e os próximos que virão, porque eu espero que vocês tragam mais cursos nessa área, eu já posso começar a pensar em ter um porque vou saber cuidar”- Dulcinéia Costa “Gente, eu não sou de Caxambu, mas estou imensamente feliz por esta oportunidade de fazer parte desta turma que é maravilhosa. O professor, como eu disse, é de um conhecimento sem igual, nos passou isso de uma forma tão prazerosa que conseguimos entender muito bem tudo que ele nos ensinou. Só tenho agradecer a grande oportunidade, a todos que batalharam pra nos oferecer essa riqueza de aprendizado”.