Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022

CURSO DO SENAR FORMA OPERADORES DE RETROESCAVADEIRA

A parceria entre Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG e Prefeitura proporcionou mais um importante curso de formação profissional. Entre os dias 11 e 16 de julho, 21 alunos participaram do treinamento para atuar como Operador de Retroescavadeira. Foram duas turmas, com aulas ministradas pelo instrutor Felipe do Senar MG.    As aulas teóricas realizadas na Central de Inclusão Produtiva – órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social que funciona no Centro de Convenções e as aulas práticas aconteceram no pátio da Secretaria de Obras e no Parque de Exposições. Durante o curso os alunos tiveram como conteúdo programático, além de aprenderem como operar a máquina, temas como segurança no trabalho, identificação dos componentes da retroescavadeira, formas de operação com o carregador frontal no fechamento de valos; operação com o carregador traseiro, abertura de valos para colocação de canos, entre outros.   O uso da retroescavadeira é muito amplo nas atividades rurais e urbanas, por ser uma máquina cuja função principal é a escavação, podendo  ser utilizada na construção em geral e ainda na conservação de estradas rurais, além de auxiliar no carregamento de diversos insumos agrícolas.