Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGÊNCIA REGIONAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTREITAM PARCERIA

Uma parceria importante está sendo ampliada para melhorar as ações ambientais em Caxambu. A Secretária de Meio Ambiente, Daiane Fernandes Pereira Lahmann, participou de uma reunião online na tarde desta quinta-feira (4) com representantes da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande ARPA Rio Grande.Por parte da ARPA Rio Grande foram apresentados detalhes sobre o Eternáguas Caxambu, projeto que tem por objetivo viabilizar a recuperação de áreas degradadas visando a mitigação de impactos ambientais no município de Caxambu. Já a Secretária Municipal de Meio Ambiente apresentou um projeto que visa estruturar a ASCAMARC – Associação de Catadores de Material Reciclável e que em contrapartida realizaria a coleta seletiva na zona rural.-“Ainda esta semana serão encaminhados os documentos para que seja possível formalizar a parceria para este projeto. A ARPA Rio Grande recebe recursos financeiros do Ministério Público, oriundos de Termos de Ajustes de Condutas – TACs e compensações ambientais e investe estes recursos em projetos ambientais no município” – explicou a Secretária de Meio Ambiente.Estiveram na reunião representando a ARPA Rio Grande: Emerson Ludgero da Costa – Presidente da instituição, Josina Carvalho – Analista Ambiental e Matheus Junqueira – assessor jurídico, ambos também da ARPA, bem como as estagiárias Larissa Botelho Gomes de Marcos e Mirian Isabel de Carvalho. Além da Secretária de Meio Ambiente, esteve no debate a Assessora Ana Paula Guimarães Paulino. -“As intenções são as melhores em prol das atividades socioambientais do Município” – disse Josina Carvalho, Analista Ambiental da ARPA.