Cultura - Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019

Curso de Olericultura Básica

Hortas Caseiras Hortaliças e Leguminosas Objetivo: Capacitar as famílias com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando dar-lhes condições de plantio e manutenção de suas hortas caseiras para que tenham produtividade e qualidade. Justificativa: É comum gastar-se uma parte da renda na compra de alimentos para as famílias, por isso justifica-se a implementação de hortas para produção de alimentos frescos e ricos em nutrientes.Hortas caseiras melhoram a qualidade da alimentação e criam uma nova relação das pessoas com o que comem. O cultivo doméstico de legumes, verduras e ervas frescas fornece produtos frescos e com mais nutrientes e não precisa ter um espaço muito grande para o plantio. A produção destina-se ao consumo próprio e também a geração de excedente para comercialização possibilitando a redução da desnutrição, aumento da geração de trabalho, a ampliação de renda,a inclusão e a promoção social.   Conteúdo programático do curso: – Acordo de convivência – Apresentação do Curso – Higiene pessoal, ambiente, equipamentos – Educação ambiental – Importância das hortaliças – Planejamento da horta – Preparo do local e Preparo do solo – Adubação orgânica – Produção de mudas e Transplante – Tratos culturais – Controle de pragas e doenças – Irrigação – Colheita e classificação – Transporte, comercialização – Avaliação individual. Aplicação das aulas: Serão aplicadas as aulas teóricas no CRAS e também na Horta do Asilo Santo Antônio. As aulas práticas serão na Horta do Asilo. Data de início do curso:6 de Março às 14 horas no CRAS. Duração do curso:9 meses (Março a Novembro de 2019). Carga horária: 4 horas semanais Participantes: máximo 25. Inscrições: CRAS –A partir do dia 13 até o dia 28 de Fevereiro. Professor: Aloísio (Oficineiro do CRAS). Informações: (35) 3341-1681 Pré-Requisitos: Ser alfabetizado e não ser totalmente incapaz e ter idade mínima de 14 anos.