Caxambu

ATRATIVOS TURÍSTICOS

ATRATIVOS TURÍSTICOS 2019-02-13T21:58:20+00:00

 

Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães

Parque municipal tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), com 210 mil m² de área e com 12 fontes de água mineral das mais variadas propriedades químicas. É a maior concentração de águas carbogasosas do Planeta.  O parque conta ainda com, gêiser, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, lago com pedalinhos, teleférico e muito mais.

As 12 Fontes

Dom Pedro
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, fluoretada e radioativa. Indicada para problemas digestivos; dispepsia e digestões lentas, purifica o sistema hepato-renal. Não recomendada para gastrite.
Dona Leopoldina
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, sódica e fluoretada. Normaliza as funções gastrointestinais e hepatobiliares.
D. Isabel / Conde D’Eu
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Indicada como tônico geral, com ação anti-anêmica.
Duque de Saxe
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e sulfurosa. Indicada para o fígado e vesícula biliar; laxativa. Antisséptica e desintoxicante do aparelho digestivo. O gás sulfídrico é indicado para o aparelho respiratório.
Beleza
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Rica em sais minerais, é um grande tônico para o organismo. Possui efeito calmante, hidratante e nutritivo para a pele. Indicada para problemas alérgicos.
Viotti
Água mineral carbogasosa, ferruginosa, fluoretada e radioativa. Possui efeito diurético e depurativo; é utilizada para dissolver cálculos renais.
Venâncio
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e radioativa. Indicada para hipertensão arterial. No passado foi utilizada em banhos carbogasosos.
Mayrink nº 1
Água mineral carbogasosa e radioativa. Utilizada para gargarejos. É anti-séptica e anti-inflamatória.
Mayrink nº 2
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Indicada para irritação nos olhos.
Mayrink nº 3
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Utilizada no engarrafamento, em diferentes banhos do balneário e nas piscinas.
Ernestina Guedes
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, ferruginosa e radioativa. Indicada para doenças dermatológicas.

Gêiser Floriano de Lemos
É um tipo de água mineral com erupções periódicas e jatos de até 5 metros, devido a pressões de gases (gás carbônico) existentes na mesma. Não é um verdadeiro gêiser geotermal, cujas temperaturas são elevadas; esta variante é denominada gêiser de água fria (27º C).

Aberto diariamente de 7h as 18h.
Rua João Carlos – Tel: (35) 3341-3266

Balneário Hidroterápico

Construído em 1912, é divido em duas alas: masculina e feminina. Conta com banhos de imersão em águas mineral em banheiras estilo colonial, piscina interna na ala masculina, sauna e tratamentos estéticos. Seus azulejos e pisos portugueses são todos decorados, formando desenhos e belos mosaicos. Localizado dentro do Parque das Águas.

O suntuoso Balneário Hidroterápico, construído no início do século XX em estilo neoclássico, é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos e pisos, vindos da Europa especificamente de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos.  Em seu interior há  diversos tipos de banhos, duchas e saunas divididas em duas alas, uma feminina e outra masculina, esta última  com uma piscina térmica. Amplas salas de repouso, fisioterapia e outras aplicações eletroterápicas.

Banhos:

Banho Perolado: Indicado para relaxamento e afecções da pele.

Banho Espumante Perolado: Utiliza-se algas marinhas, indicado para nutrir e revitalizar a pele.

Banho Espumante Simples: Indicado para emagrecimento.

Banho Turco: Indicado para redução de gorduras.

Especial Banho Sulfuroso com Pérolas de Ar: Indicado para relaxamento, afecções dermatológicas, artritismo, dores musculares e ácidos úrico.

Banho Sulfuroso Simples: Indicado para artritismo e doenças reumáticas.

Ducha Circular: Calmante e relaxante.

Ducha Escocesa: Relaxante ou excitante, depende da indicação médica e aplicação.

Sauna Finlandesa: A vapor, indicada para desintoxicação do organismo e relaxamento.

Piscina Térmica e Massagens.

*Banhos de imersão não são recomendados para gestantes e menores de 15 anos, salvo sob prescrição médica.

Crenologia: é o estudo das fontes de águas minerais, sendo, pois uma arte da Hidrologia.

Crenoterapia: é o tratamento pelas águas minerais.

Águas Minerais: “são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa” (Código de Águas Minerais, decreto-lei n. º 7841 de 8 de agosto de 1945).

Morro de Caxambu

Com aproximadamente 1.090 m de altitude e a 186 m acima do parque, o morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores. É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. O acesso se dá pelo teleférico, de carro pela Avenida Barão do Rio Branco, ou a pé pela Rua Princesa Isabel, próxima ao hospital.

Teleférico

Situado Junto ao Parque das Águas, o passeio é feito até o cume do Morro Caxambu, sob o lago e mata do Parque. Para se chegar ao Morro a melhor maneira, sem dúvida, é ir de teleférico e apreciar a bela vista panorâmica do Parque das Águas com a emoção do trajeto. Seu protótipo foi projetado em Torino, na Itália em 1945, e possui 80 cadeiras.  Aberto de 2ª a 6ª de 8h as 12h e de 14h as 17h30. Sábado e Domingo de 8h as 17h30. Acesso por dentro do parque ou pela Avenida João Pessoa.

 

Museu Histórico e Genealógico de Caxambu

O Museu de Caxambu foi reinaugurado no dia 18 de maio de 2011 com a Mostra: “Tesouros do Museu Nacional” da UFRJ,  no período de setembro a 06 de dezembro de 2011 apresenta a Exposição: Passo a passo, salto a salto, vôo a vôo: o cientista Santos Dumont” do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, do Rio de Janeiro. Localizado na Rua José Carlos Levenhagen Mello, nº 78 – Centro. Entrada Franca. Tel: (35) 3341 – 2832

 Praça 16 de Setembro

Tombada pelo Patrimônio Histórico, a Praça 16 de Setembro possui amplos jardins floridos e árvores frondosas que permitem aos visitantes e moradores, momentos de descanso e tranquilidade, em meio a natureza. Duas obras esculpidas pelo artista português, Chico Cascateiro, trazem um charme especial à Praça: a Cascata do Coreto e a Fonte Luminosa, elas expressam a imitação da natureza, característica inconfundível do escultor. A Praça 16 de Setembro teve destaque na Revolução Constitucionalista de 1932, servindo de hospital para o atendimento aos soldados feridos. O espaço é cortado pelo Córrego Bengo.

 Igrejas

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Inaugurada em janeiro de 1906, a Igreja Matriz está localizada no Centro da cidade. Com estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892, onde existia a velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A comemoração da padroeira de Caxambu, Nossa Senhora dos Remédios, acontece no dia 15 de agosto com missas, procissões e outras festividades.

Localização: Praça Alfredo Pinto, s/n.

Horários e dias de visitação: segunda a sábado: 8h  às 20h. Domingo: 6h às 11h  e 17h às 21h.

Igreja Santa Isabel de Hungria

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a Igreja Santa Isabel de Hungria tem estilo neogótico. Sua construção se iniciou em 1868, para cumprir uma promessa feita pela Princesa Isabel, por gratidão a uma cura alcançada, uma vez que esta era sua santa de devoção. Inaugurada em 1897, possui um altar simples e feito em madeira trabalhada, que abriga a imagem de Santa Isabel de Hungria. Ao lado da Igreja, encontra-se um busto em homenagem a Princesa Isabel, inaugurado em 2017, com a presença de seu bisneto, Dom Antônio de Orleans e Bragança.

Localização: Rua Monsenhor João de Deus (opção de acesso pela escadaria da rua Américo Macedo).

Horário de visitação: segunda a domingo após 13h.

Estrada Real

A ligação entre Caxambu e o Antigo Império ficou ainda mais próxima com a Estrada Real que se destaca por apresentar uma grande beleza natural e uma riqueza cultural ímpar. Caxambu possui 05 marcos, e o trecho faz divisa com as cidades de Baependi e Soledade de Minas são realizados diversos eventos, em especial esportivos, durante o ano.

Marco 01

Bem vindo a Caxambu. O Caminho Velho chega à região do cavalo manga-larga marchador. Sede de grandes exposições e festivais.

Marco 02

A Estrada Real é mais um marco na relação Caxambu-Império, história intensificada com a cura da Princesa Isabel através de nossas águas milagrosas. Fato que pode ser relembrado em nosso Parque das Águas.

Marco 03

Caxambu: Medicina entre flores. A maior concentração de águas carbogasosas do planeta, com 12 fontes de diferentes composições químicas.

Marco 04

Caxambu começou seu desenvolvimento aqui, onde se concentra grande parte de nossa história e cultura, destacando-se a festa de Folia de Reis e o artesanato.

Marco 05

O pôr-do-sol no Morro Caxambu, trilhas e cachoeiras, passeios no Parque, leituras na praça e muita qualidade de vida.

 Represas

Represa do Jacaré

Localizada em uma área de 103,6 hectares, a Represa do Jacaré é uma unidade de conservação municipal, com natureza exuberante, espaço ideal para a contemplação, caminhadas e passeios de bicicleta e a cavalo. A represa faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Caxambu e foi construída pelo senhor Don Ximenes, para instalação de uma usina elétrica como doação para o município.

Localização: Horto Florestal (acesso através de três trilhas a pé ou a cavalo).

Represa das Laranjeiras

A Represa das Laranjeiras é o antigo local de abastecimento de água de Caxambu e fica a 11 km da cidade. O local oferece um Parque Municipal com vegetação de Mata Atlântica e é ideal para ter contato com a natureza, passear e relaxar.

Localização: BR-354 – Km 11

Passeios de Charretes

Roteiro 1: Bosque, Cascatinha e Represa do Jacaré.

Roteiro 2: City Tour por Caxambu: Parque, Teleférico, Hotéis, Estação de trem, Fábrica de doces, Fábrica de sapatilhas.

Pontos de Charretes:Rua João Carlos (portaria do Parque das Águas) e Avenida Camilo Soares(em frente o Hotel Gloria)

Mercado de Artesanato

O Mercado de Artesanato se localiza ao lado do Parque das Águas, onde você pode se encantar com grande diversidade de artesanatos como cestaria, tapeçaria, bordados e souvenirs.

Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 9h às 18h. Domingo: 9h às 12h.

Mercado de Rua da Travessa Nossa Senhora dos Remédios – Street Market

A Travessa Nossa Senhora dos Remédios é um típico mercado de rua, onde você pode se conectar com as raízes tradicionais da cidade. Lá você encontra bares, quitandas, lojas variadas, casas de carne, emporiuns e gastronomia de rua.

Horário de funcionamento: segunda á sábado das 9h às 18h.  Domingo: 9h às 12h

Feira da Praça

Integrando o Circuito Cultural de Caxambu, a Feira é realizada na Praça 16 de Setembro, aos sábados, das 9às 13 horas. Esta Feira já é uma tradição na cidade e se transformou em ponto de encontro e lazer. No espaço são comercializados diversos produtos gastronômicos, como hortaliças, geleias, pães, ervas, plantas e cervejas e petiscos artesanais. Os visitantes ainda podem apreciar diferentes estilos musicais e outras atrações culturais e artísticas.

Localização: Praça 16 de Setembro

Turismo Rural

Com 04 rotas. Há opções para visitas a fazendas com criação de Cavalo Mangalarga Marchador, cavalgadas, passeios em pôneis, café colonial e almoço típico mineiro com comida feita em fogão à lenha; fazendas produtivas no cultivo do café, com toda estrutura para seu beneficiamento.

 

Texto: Mariana Gravina P. Junqueira
Fotos: TequilaFilms e Vinicius Paganelli
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura